domingo, 8 de junho de 2008

X FÓRUM DE TURISMO DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS

Presidente da Ademi discute o PDDU


Em sua décima edição, o Fórum de Turismo debateu “Os impactos das políticas públicas no desenvolvimento setorial do turismo”. Com tema de extrema importância para estudantes da área, professores, coordenadores e sociedade em geral, o evento foi realizado na manhã do último sábado, no auditório da Faculdade da Cidade, no bairro do Comércio. Entre os palestrantes, o presidente da Ademi (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário) expôs sua visão sobre o PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador).


Exatamente às 08:36h, Carolina Marinho - coordenadora do curso de Turismo - e Claudia Modesto – coordenadora do evento – fizeram as primeiras considerações sobre o fórum. Entusiasmada com o recente reconhecimento do curso, Marinho enfatizou: “Não me canso de festejar o reconhecimento do curso com nota máxima no MEC”. Às 08:49h, professor Sérgio Sobreira deu início ao debate. Sobreira fez uma explanação sobre o cenário turístico de Salvador. Problematizando, destacou que o PDDU não chega, da forma desejada, a nossa cidade.“A Bahia poderia aproveita mais,por exemplo,o turismo náutico”,disse.


Em seguida, o atual presidente da Ademi, Walter Barreto Júnior, fez uma análise minuciosa do atual contexto do PDDU. Sua palestra, intitulada “O Turismo e o PDDU em Salvador”, apontou que não existe desenvolvimento turístico sem planejamento. A primeira questão analisada foi o crescimento desordenado da cidade. Segundo o empresário, a cada dez anos, Salvador aumenta a sua população em torno de 500 mil habitantes, sem nenhum planejamento para alocar todos em moradias ordenadas. Outro fato, disse Barreto Júnior,” é que a gente só discute a ‘cidade legal’; 60 % da cidade fazem parte da ‘cidade ilegal’ e tem problemas muito graves”. Como solução, o Plano Diretor propõe reservar grandes áreas, para casas habitacionais, à classe C, como forma de evitar o crescimento desordenado da região metropolitana.


O empresário afirma que o IPTU Progressivo é um ponto importante no PDDU. ”O IPTU Progressivo chega num momento de boom no mercado imobiliário baiano”,revelou.O imposto funciona como forma de prevenir que empresários comprem terreno em zonas de crescimento, e não gere, nessas áreas, capital para a cidade. Assim, a cada ano, o IPTU desses locais será aumentado, a ponto de forçar o dono da área a vendê-la para reais empresários.”Ou seja: aqueles que geram empregos para os cidadãos da Bahia”,definiu.


Em sua contundente palestra, Barreto Júnior estendeu-se sobre o universo do desenvolvimento turístico da cidade. Ele passou por pontos, como: obras nas barracas de praia de Salvador; a proibição do IPHAN em relação ao Aeroclube; situação do Clube Português; Instalação do Hotel Hilton na Cidade Baixa; importância da revitalização do Comércio; degradação do Pelourinho. Para finalizar sua apresentação, o presidente da Ademi insuflou a platéia a pressionar os poderes públicos em relação a esses temas críticos: “Vocês, da área de turismo, são fundamentais para o crescimento da cidade; briguem por essas questões”.


Turismo Étnico e Turismo da Melhor Idade


O X Fórum de Turismo promoveu, ainda, a palestra “Políticas Públicas de incentivo ao Turismo da Melhor Idade, em Salvador”, com Inez Garrido, da Secretaria de Turismo da Bahia e Jorge Bandeira. “Temos que conscientizar os empresários de como é importante a ‘melhor idade’ no setor turístico”, afirma Bandeira. Claudia Santos,da coordenação de Turismo Étnico da Secretaria de Turismo da Bahia,apresentou um panorama sobre o segmento. Ela destacou o plano do governo para impulsionar a melhoria do turismo na cidade. “Os reflexos das Políticas Públicas de incentivo ao Turismo Étnico, na visão do setor privado” foi outro tema discutido.

(Jeferson Vieira)

sábado, 7 de junho de 2008

BIP BIP COM CAROLINA MARINHO

Na edição do X Fórum de Turismo, a coluna escuta do Break Sms entrevistou Carolina Marinho, coordenadora do curso de Turismo da Faculdade da Cidade do Salvador.


X Fórum de Turismo


Carolina - Esse evento vem coroar o projeto interdisciplinar do curso de Turismo da Faculdade da Cidade.Tivemos o IV Fórum na semana passada, e hoje o X Fórum tem como temática Os Impactos das Políticas Públicas no desenvolvimento setorial do Turismo. É um evento realizado completamente pelos alunos do curso. Esses alunos contam com o apoio de professores e coordenadores, mas efetivamente é um trabalho deles – os alunos, eles fazem desde os projetos à captação de recursos.


Incentivo da coordenação quanto ao evento


Carolina – Todo o trabalho dos alunos é acompanhado de perto pela coordenação, especificamente pelas professoras Tatiana responsável pelo núcleo de eventos e pela professora Joaleide que responde pelo projeto interdisciplinar. A coordenação em si dá todo o suporte diante do marketing, coordenação administrativa, espaço, material a ser utilizado, além do acompanhamento para o convite aos palestrantes, enfim, no que os alunos precisarem.


Avaliação dessa viagem ao mercado de turismo em pleno sábado pela manhã


Carolina – Ter um auditório cheio sábado pela manhã, já é uma resposta a isso. Passamos quatro anos falando de eventos, falando sobre turismo e vê esse resultado é muito gratificante para os profissionais envolvidos. Ficamos sempre na expectativa de como será o próximo Fórum. Só lembrando, que são os alunos do 5° semestre que promovem esse evento.


Break SMS


Carolina - Muito legal, essa idéia é muito boa. Falei com o professor Fernando (Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda) na época do evento de Publicidade que o pessoal de turismo também deu apoio. Ficamos encantados com a idéia. Eu disse: “Ah! Eu quero também nos meus eventos (risos). Vocês estão de parabéns, é uma mídia nova e fantástica, vou ficar cliente (risos)”.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

FECHANDO COM CHAVE DE OURO

















Hoje, chegou ao fim mais uma edição do Job de Redação Publicitária da Faculdade da Cidade. Pra quem não viu, vou contar todos os detalhes, mas com a promessa de que não vai perder o próximo, ok? Vamos lá... Deixando muitas saudades, o último dia superou os imprevistos e a ausência justificada da homenageada Licia Fabio. O arquiteto de promoção Fernando Magno, substituiu, com muita competência e simpatia, a promoter que iria fazer um panorama sobre sua vasta experiência em eventos.

Após a breve e eficiente participação de Fernando, o professor Isaac Donato, criador do projeto, deu início à premiação: Luís Gustavo, do 5º Semestre, levou o prêmio de Melhor Campanha, com layout de Rodrigo Alves, diretor de arte da DCS, maior agência de publicidade do Rio Grande do Sul; Milene Souza, 2º Semestre, ficou com o prêmio de Melhor Outdoor, com layout de Patrícia Oliveira, diretora de arte da agência baiana Mago Comunicação (detalhe: esta é a agência que faz as campanhas do Bahia Recall, que está com inscrições abertas...). Confira as peças vencedoras.

Para os ganhadores ficarem sabendo como os grandes eventos baianos acontecem, foram convidados para uma visita ilustre à vizinha mais falada do Comércio, Licia Fabio, com direito à entrega da chave da FCS. Nada de excursão. Nada de caravana. A visita será exclusiva para quem participou, se dedicou e ganhou o concurso, combinado?! Fica como um castigo, para ano que vem você não deixar de se inscrever. Fique ligado em tudo referente à profissão que você quer seguir, pois é essa a melhor conexão que o tempo de Faculdade poderá lhe oferecer.

(Thaisa Dantas)