Em seu último dia,08/05/2008, a IV Semana do Publicitário aterrissou com todo sucesso. Com o tema “ Marketing pessoal ou o caminho das pedras”, o professor Edilberto Gargur levou a tripulação ao delírio com suas explanações imprescindíveis a qualquer pessoa antenada.
Para iniciar sua odisséia, Gargur começou denominando o que seria marketing pessoal: ”transportar os conceitos das empresas para o lado pessoal”, ou seja, o indivíduo é uma empresa. Ele também fez uma analogia interessante do ser humano com o produto. Afinal, ambos têm um ciclo de vida definido (crescimento, maturidade e declínio).
Em suas palavras, o ciclo de vida se adequou muito bem à temática espacial da IV Semana do Publicitário. O professor fez o seguinte percurso, apontando conceitos, associados à visibilidade social:
- “Foguete”: um indivíduo passa de despercebido a um ser importante no meio em que vive. Ele ascende em direção ao sucesso;
- “Meteoro”: a pessoa alcança grande visibilidade, e depois desaparece;
-“Satélite”: normalmente, é associado à atividade política. Por quatro anos, desaparece do mapa; mas, exatamente na era eleitoral, ela surge de repente;
- “Cometa”: a cada seis anos, aquele individuo aparece na órbita da terra.
Ainda houve tempo para Gargur direcionar os tripulantes à estratégia da auto-imagem. Entre os dez passos apresentados pelo membro do Núcleo de Marketing da Bahia, estão: definição de objetivos; adequação da apresentação pessoal; aperfeiçoamento na comunicação; aprofundamento no campo da especialização; ampliação do network; aproveitar de melhor forma os conhecimentos; estar atento às mudanças e circunstâncias; fazer as coisas com alegria; ter coragem de ousar.
Como disse o palestrante, oportunidade são raras e,quando dadas,temos que aproveitá-las da melhor maneira possível. Assim, tenho certeza de que todos aqueles que assistiram à palestra saíram nas alturas, rumo ao sucesso pessoal.
Na próxima edição da Semana do Publicitário, alcançaremos vôos mais altos. Até lá, tripulantes!
Jeferson Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário