terça-feira, 6 de maio de 2008

VERA ROCHA: CONCEITO ESPACIAL

Exatamente, às 19h e 47min, entra em órbita Vera Rocha, abrindo a IV Semana do Publicitário da Faculdade da Cidade do Salvador. Apesar de não ser professora, ela tem o dom da oratória. Com o tema “Publicidade baiana, Publicidade global – Tendências”, Vera discorreu de forma primorosa sobre a evolução da Publicidade. Com dinamismo, interatividade e, principalmente, bom-humor, a profissional utilizou seu espaço mesclando teoria com prática.

À platéia da Associação Comercial da Bahia, no Comércio, Vera apresentou conceitos sobre as 3 eras da Publicidade:

1ª – Era do Produto – caracterizada pela soberania dos produtos, apresentação das qualidades e funcionamento dos mesmos. Necessidade de criação de diferenciais para que os consumidores possam distinguir uns dos outros.

2ª – Era da Imagem – através de associações subjetivas, passa de promessas para criação de conceitos. Clássicos comerciais foram exibidos, como o humor utilizado pela Bom Bril, música portuguesa (fado) no VT da Varig, entre outros.

3ª – Era do Posicionamento – o consumidor não quer levar apenas um produto para casa, e sim um momento, uma sensação. Ex.: Shopping Barra com o conceito de felicidade. Um bip: quem atende o Shopping Barra é a Rocha Market, agência dirigida pela própria Vera.

A diretora fez a apresentação, também, da mudança existente no contexto da comunicação (descoberta de novas mídias):

– De TV, rádio, jornal, outdoor para internet, mídia exterior, mock-ups (reprodução ampliada do produto), elemídia, banheiros, celular (É o que a gente está fazendo com nosso mobile marketing, via agenda Break SMS) e GPS.

QUANDO A CRIAÇÃO LIGA PARA O MÍDIA E ELE ATENDE

Vera Rocha, que também é presidente da SINAPRO (Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia), mostra que, nos dias atuais, é muito importante a união que deve existir entre os setores de Criação e Mídia. Eles devem andar juntos, para verificar o tipo de mídia ideal para cada cliente, facilitando, assim, a estratégia de comunicação.

“A cada dia que passa, os consumidores são bombardeados por mais informações. Devido a isso, temos menos espaço na mente deles”, destaca Rocha. Isso motiva à execução de um trabalho bem feito, para valorizar esse pequeno espaço a ser conquistado.

Ao término da palestra, Vera dedicou aos presentes uma mensagem de Victor Hugo (escritor e poeta francês):

“O futuro tem muitos nomes:
Para os fracos, é o inatingível.
Para os temerosos, o desconhecido.
Mas para os valentes, é a oportunidade!”.

Não desperdice sua oportunidade. A IV Semana do Publicitário decolou ontem e vai sobrevoar a nossa atmosfera até o dia 08/05. A gente vai entrar em contato com você. Bip-bip-bip.
Equipe Break SMS

Nenhum comentário: