terça-feira, 11 de novembro de 2008

Redator procura Diretor de Arte


Está lançado o III Prêmio All-Type de Criação Publicitária.A realização é do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade da Cidade do Salvador.Leia o briefing,abaixo, e crie logo seu título. O prazo é até o dia 26/11. Esse é o único concurso que dá uma forcinha pro redator junior.Ou seja: o vencedor tem seu título,conceituando uma campanha, com layout assinado por um notável diretor de arte do mercado nacional. É a nossa contribuição para a formação de seu portfólio.Escreva e se inscreva!





BRIEFING DO III PRÊMIO ALL-TYPE

Anunciante

Faculdade da Cidade do Salvador

Objetivo de Comunicação


Prestar uma homenagem à Solange Farkas, diretora do MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia, situado na Av. Contorno), entregando-lhe a simbólica chave da Faculdade da Cidade, dentro do tema "Vizinhos da Cidade". No semestre passado, a homenageada foi a promoter Lícia Fábio.

Target

Primário: comunidade do Comércio e adjacências; público interno da FCS.

Secundário: população de modo geral.

Campanha

Basta criar um título, acompanhado de sugestão de layout, para a elaboração dos seguintes anúncios no formato All-Type: outdoor, anúncio de jornal e Mupi (banca de revista). No caso do anúncio de jornal, solicita-se a criação de uma caixa de texto.

Prazo

O título (acompanhado da caixa de texto) deve ser enviado, até o dia 26/11, para o e-mail: breaksms@gmail.com.

Observações

- Sobre Solange Farkas: Diretora do MAM (Museu de Arte Moderna da Bahia) desde 2007, Farkas dirige e faz a curadoria, também, do badalado Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil. Em sua gestão, vem colocando a Bahia no circuito internacional das artes, além de promover mostras itinerantes pela capital e pelo interior. Entende que o MAM deve ser "local de reflexão, um espaço de formação de crítica, de público e mesmo de artistas e curadores".Para isso, seu objetivo é estimular, cada vez mais, a produção das artes na Bahia. Mais: http://www.mam.ba.gov.br/

-Lembramos a importância da brevidade do título/texto;

-Como sugestão de anúncios All-Type, confira a série especial que postamos na Agenda Break SMS: breaksms.blogspot.com;

-Qualquer dúvida, entre em contato com nossa Central de Criação: breaksms@gmail.com.




Anúncios all-type na publicidade mundial























Um anúncio all-type forma-se,principalmente, de texto;não há fotografia.Postamos uma série de peças desse formato. O conjunto mostra bem as possibilidades criativas.Não basta,apenas, a definição de um bom título.Convém a articulação de um argumento visual.

Note a conjugação do tipo de fonte com o conceito da campanha.Aproveite para se inspirar nesta vizinhança universal.Todas as peças foram extraídas do www.adsoftheworld.com. Que comece o brainstorm do III Prêmio All-Type de Criação Publicitária!Pra não esquecer: o melhor anúncio será leiautado por um dos maiores diretores de arte do país. Vamos encontrar seu dupla!

domingo, 8 de junho de 2008

X FÓRUM DE TURISMO DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS

Presidente da Ademi discute o PDDU


Em sua décima edição, o Fórum de Turismo debateu “Os impactos das políticas públicas no desenvolvimento setorial do turismo”. Com tema de extrema importância para estudantes da área, professores, coordenadores e sociedade em geral, o evento foi realizado na manhã do último sábado, no auditório da Faculdade da Cidade, no bairro do Comércio. Entre os palestrantes, o presidente da Ademi (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário) expôs sua visão sobre o PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador).


Exatamente às 08:36h, Carolina Marinho - coordenadora do curso de Turismo - e Claudia Modesto – coordenadora do evento – fizeram as primeiras considerações sobre o fórum. Entusiasmada com o recente reconhecimento do curso, Marinho enfatizou: “Não me canso de festejar o reconhecimento do curso com nota máxima no MEC”. Às 08:49h, professor Sérgio Sobreira deu início ao debate. Sobreira fez uma explanação sobre o cenário turístico de Salvador. Problematizando, destacou que o PDDU não chega, da forma desejada, a nossa cidade.“A Bahia poderia aproveita mais,por exemplo,o turismo náutico”,disse.


Em seguida, o atual presidente da Ademi, Walter Barreto Júnior, fez uma análise minuciosa do atual contexto do PDDU. Sua palestra, intitulada “O Turismo e o PDDU em Salvador”, apontou que não existe desenvolvimento turístico sem planejamento. A primeira questão analisada foi o crescimento desordenado da cidade. Segundo o empresário, a cada dez anos, Salvador aumenta a sua população em torno de 500 mil habitantes, sem nenhum planejamento para alocar todos em moradias ordenadas. Outro fato, disse Barreto Júnior,” é que a gente só discute a ‘cidade legal’; 60 % da cidade fazem parte da ‘cidade ilegal’ e tem problemas muito graves”. Como solução, o Plano Diretor propõe reservar grandes áreas, para casas habitacionais, à classe C, como forma de evitar o crescimento desordenado da região metropolitana.


O empresário afirma que o IPTU Progressivo é um ponto importante no PDDU. ”O IPTU Progressivo chega num momento de boom no mercado imobiliário baiano”,revelou.O imposto funciona como forma de prevenir que empresários comprem terreno em zonas de crescimento, e não gere, nessas áreas, capital para a cidade. Assim, a cada ano, o IPTU desses locais será aumentado, a ponto de forçar o dono da área a vendê-la para reais empresários.”Ou seja: aqueles que geram empregos para os cidadãos da Bahia”,definiu.


Em sua contundente palestra, Barreto Júnior estendeu-se sobre o universo do desenvolvimento turístico da cidade. Ele passou por pontos, como: obras nas barracas de praia de Salvador; a proibição do IPHAN em relação ao Aeroclube; situação do Clube Português; Instalação do Hotel Hilton na Cidade Baixa; importância da revitalização do Comércio; degradação do Pelourinho. Para finalizar sua apresentação, o presidente da Ademi insuflou a platéia a pressionar os poderes públicos em relação a esses temas críticos: “Vocês, da área de turismo, são fundamentais para o crescimento da cidade; briguem por essas questões”.


Turismo Étnico e Turismo da Melhor Idade


O X Fórum de Turismo promoveu, ainda, a palestra “Políticas Públicas de incentivo ao Turismo da Melhor Idade, em Salvador”, com Inez Garrido, da Secretaria de Turismo da Bahia e Jorge Bandeira. “Temos que conscientizar os empresários de como é importante a ‘melhor idade’ no setor turístico”, afirma Bandeira. Claudia Santos,da coordenação de Turismo Étnico da Secretaria de Turismo da Bahia,apresentou um panorama sobre o segmento. Ela destacou o plano do governo para impulsionar a melhoria do turismo na cidade. “Os reflexos das Políticas Públicas de incentivo ao Turismo Étnico, na visão do setor privado” foi outro tema discutido.

(Jeferson Vieira)

sábado, 7 de junho de 2008

BIP BIP COM CAROLINA MARINHO

Na edição do X Fórum de Turismo, a coluna escuta do Break Sms entrevistou Carolina Marinho, coordenadora do curso de Turismo da Faculdade da Cidade do Salvador.


X Fórum de Turismo


Carolina - Esse evento vem coroar o projeto interdisciplinar do curso de Turismo da Faculdade da Cidade.Tivemos o IV Fórum na semana passada, e hoje o X Fórum tem como temática Os Impactos das Políticas Públicas no desenvolvimento setorial do Turismo. É um evento realizado completamente pelos alunos do curso. Esses alunos contam com o apoio de professores e coordenadores, mas efetivamente é um trabalho deles – os alunos, eles fazem desde os projetos à captação de recursos.


Incentivo da coordenação quanto ao evento


Carolina – Todo o trabalho dos alunos é acompanhado de perto pela coordenação, especificamente pelas professoras Tatiana responsável pelo núcleo de eventos e pela professora Joaleide que responde pelo projeto interdisciplinar. A coordenação em si dá todo o suporte diante do marketing, coordenação administrativa, espaço, material a ser utilizado, além do acompanhamento para o convite aos palestrantes, enfim, no que os alunos precisarem.


Avaliação dessa viagem ao mercado de turismo em pleno sábado pela manhã


Carolina – Ter um auditório cheio sábado pela manhã, já é uma resposta a isso. Passamos quatro anos falando de eventos, falando sobre turismo e vê esse resultado é muito gratificante para os profissionais envolvidos. Ficamos sempre na expectativa de como será o próximo Fórum. Só lembrando, que são os alunos do 5° semestre que promovem esse evento.


Break SMS


Carolina - Muito legal, essa idéia é muito boa. Falei com o professor Fernando (Coordenador do Curso de Publicidade e Propaganda) na época do evento de Publicidade que o pessoal de turismo também deu apoio. Ficamos encantados com a idéia. Eu disse: “Ah! Eu quero também nos meus eventos (risos). Vocês estão de parabéns, é uma mídia nova e fantástica, vou ficar cliente (risos)”.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

FECHANDO COM CHAVE DE OURO

















Hoje, chegou ao fim mais uma edição do Job de Redação Publicitária da Faculdade da Cidade. Pra quem não viu, vou contar todos os detalhes, mas com a promessa de que não vai perder o próximo, ok? Vamos lá... Deixando muitas saudades, o último dia superou os imprevistos e a ausência justificada da homenageada Licia Fabio. O arquiteto de promoção Fernando Magno, substituiu, com muita competência e simpatia, a promoter que iria fazer um panorama sobre sua vasta experiência em eventos.

Após a breve e eficiente participação de Fernando, o professor Isaac Donato, criador do projeto, deu início à premiação: Luís Gustavo, do 5º Semestre, levou o prêmio de Melhor Campanha, com layout de Rodrigo Alves, diretor de arte da DCS, maior agência de publicidade do Rio Grande do Sul; Milene Souza, 2º Semestre, ficou com o prêmio de Melhor Outdoor, com layout de Patrícia Oliveira, diretora de arte da agência baiana Mago Comunicação (detalhe: esta é a agência que faz as campanhas do Bahia Recall, que está com inscrições abertas...). Confira as peças vencedoras.

Para os ganhadores ficarem sabendo como os grandes eventos baianos acontecem, foram convidados para uma visita ilustre à vizinha mais falada do Comércio, Licia Fabio, com direito à entrega da chave da FCS. Nada de excursão. Nada de caravana. A visita será exclusiva para quem participou, se dedicou e ganhou o concurso, combinado?! Fica como um castigo, para ano que vem você não deixar de se inscrever. Fique ligado em tudo referente à profissão que você quer seguir, pois é essa a melhor conexão que o tempo de Faculdade poderá lhe oferecer.

(Thaisa Dantas)

sexta-feira, 9 de maio de 2008

ATERRISSAGEM CONCLUÍDA COM SUCESSO

Como sempre, o último dia de viagem é aquele que deixa passageiros e tripulantes com uma saudade dos momentos bastante proveitosos, durante a exploração do espaço publicitário. A base, auditório da Faculdade da Cidade do Salvador, ficou pequena literalmente. A lotação desse tão esperado ônibus espacial se esgotou. Foi possível até ouvir reivindicações de passageiros do lado de fora da nave : “tem que fazer uma segunda sessão hoje”. Comentários à parte, o certo é que o comandante da noite, professor Edilberto Gargur, foi recebido por calorosas palmas, antes mesmo de começar a discutir o tema “Marketing Pessoal ou Caminho das Pedras”.
Os passageiros, muito satisfeitos, só arredaram o pé da aeronave ao final das informações transmitidas pelo comandante. Nossa escuta, como sempre, empenhada em captar declarações da platéia, ouviu elogios à viagem e à palestra, vindos de estudantes de Administração. Eles fizeram questão de participar da aterrissagem da IV Semana do Publicitário.

A chegada foi perfeita. No saguão da base, stands do Gacc, Santa Saúde, Excellent Global e Natura demonstraram seus produtos e serviços. Brindes de boas-vindas foram distribuídos. Tudo numa Festa Mix de Marketing, ao som do dj Adelmo, recomendado pelo coletivo Pragatecno. Houve, também, exibição de vídeos-pílulas, produzidos por alunos do segundo semestre de Publicidade, orientados por Doris Pinheiro.

A experiência da IV Semana do Publicitário foi de outro mundo. Valeu, tripulação! Até a próxima viagem!


Um bip: Trajando paletó azul-marinho, professor Edilberto Gargur lembrava a figura de um comandante da Aeronáutica. Faltavam, apenas, listras douradas em seus ombros e um quepe. Patente? Ele já tem: competência em Marketing Pessoal.


Roberto Leone Filho (Coluna Escuta)

BIP- BIP COM ROSILENE CRUZ

“Bip-Bip” é como a Break SMS nomeou os bate-papos rápidos via torpedo. É como as chamadas entrevistas ping-pong dos meios impressos e eletrônicos. Quem nos atendeu, hoje, foi a professora Rosilene Cruz, que já lecionou a disciplina Pesquisa de Mercado no curso de Publicidade.

Tema da IV Semana do Publicitário

Rosilene – Baseando-se em fatos históricos, trouxe uma nova perspectiva para os alunos, uma nova maneira da aproximação deles para o mercado de trabalho.

Palestras

Rosilene – Interessantes. Percebemos, inclusive, que é necessário um tempo maior, porque a idéia desse evento, além das palestras, é que haja participação dos alunos.

Assuntos abordados

Rosilene – Atuais. Falar sobre marketing, ações promocionais e merchandising é vivenciar o mercado.

Referências

Rosilene – Muito boas. Tivemos pessoas renomadas no mercado e isso agregou valor ao evento.
Roberto Leone Filho (Coluna Escuta)

CHAMADA ATENDIDA

- Alô, professor Fernando Oliveira, coordenador do curso de Publicidade?

- Sim...

- O senhor pode atender a gente agora?

- Quem está falando?

- Meu nome é Roberto Leone. Eu sou da equipe da Agenda Break SMS...

- Pois não, Roberto...

- Professor, qual o resumo que o senhor faria dessa nossa viagem ao espaço publicitário?

Fernando Oliveira – Eu acho que foi um momento muito positivo. Primeiro, pela experiência de trabalhar numa equipe de professores, funcionários, alunos, a IV Semana do Publicitário trouxe uma experiência pedagógica de grande importância. Ela, por sua vez, levou o público para além das fronteiras da faculdade, possibilitando, dessa forma, o contato dos alunos com profissionais do mercado. O evento levou os alunos para dentro das agências, para dentro da Associação comercial, enfim, um contato muito proveitoso. Foi, de fato, uma iniciativa digna de se coroar, pois não registrei nenhum incidente durante o período. Foi muito bom!

- Ok!O senhor citou o desempenho dos alunos em contato com o mercado. Gostaria que o senhor configurasse o perfil do estudante de Publicidade da Faculdade da Cidade.

Fernando Oliveira – Ficaram bem claros, pra mim, 2 perfis. O perfil criativo e o perfil mercadológico. Eu acho que devemos investir nos alunos sempre nesses dois sentidos, porque é nessas perspectivas que o mercado recepciona o profissional que sai da faculdade.Portanto, as oportunidades de emprego se dão por aí. Aproveitando, gostaria de agradecer aos professores envolvidos no evento:, professor Isaac Donato e a turma que ele selecionou;as professoras Rosilene Cruz e Bárbara Amorim, pela colaboração com o Prosa. Com certeza, a IV Semana do Publicitário tornou-se um marco para a faculdade. Sei que alguns alunos queriam que houvesse concursos de logomarcas e identidade visual. Isso tudo será possível. Vamos estudar novas possibilidades... Quero que cada semestre tenha o seu projeto próprio, para haver sempre novidades no curso.

- Alô? Professor? O senhor pode repetir essa última frase? É que houve uma queda de sinal...

- Pois, Roberto... Eu disse que quero sempre diferenciação no curso...

- Certo... Falando em inovação, o senhor deve ter recebido torpedos informativos em seu celular. O que achou desse novo canal de comunicação?

Fernando Oliveira – Eu acho que a Agenda SMS deve ser um objeto de estudos nosso. Ela mostrou seu potencial, fez a cobertura do evento e surpreendeu em muitos momentos. Então, nesse instante, devemos estudar esse novo projeto de interatividade e criar interfaces. Acredito que, com a agenda, nós demos o “pontapé” inicial para a Agência Junior de Publicidade da faculdade. Precisamos só arrematar as arestas e gerar, também, uma interação com outros cursos. Está me ouvindo bem?

- Sim, sim... Ainda nessa linguagem de celular(torpedo), percebemos que o senhor tem boas idéias, atitudes e procura romper alguns paradigmas, atendendo, dessa maneira, a diversas solicitações. Posso, então, considerá-lo um coordenador “desbloqueado”?

Fernando Oliveira – (risos) Eu acho que, dialogando, tudo é possível. Há interesses diversos, tanto da parte do alunos como por parte da faculdade. Eu penso sempre em agregar valores a tudo e procuro sempre somar. Tudo que fiz, em termos de profissão, foi em equipe. Egos à parte, é possível construirmos coisas ótimas.

- Agradeço em nome de toda a Equipe da Agenda SMS, a sua atenção. Tchau!

- Obrigado a você, Roberto, e a todos da Break SMS!Vou ler o blog, hein?!

- Ok!breaksms.blogspot.com

- Tchau!

(Tum- Tum- Tum...)
Roberto Leone Filho (Coluna Escuta)

COMANDANTE GARGUR E A ODISSÉIA DO MARKETING PESSOAL


Em seu último dia,08/05/2008, a IV Semana do Publicitário aterrissou com todo sucesso. Com o tema “ Marketing pessoal ou o caminho das pedras”, o professor Edilberto Gargur levou a tripulação ao delírio com suas explanações imprescindíveis a qualquer pessoa antenada.

Para iniciar sua odisséia, Gargur começou denominando o que seria marketing pessoal: ”transportar os conceitos das empresas para o lado pessoal”, ou seja, o indivíduo é uma empresa. Ele também fez uma analogia interessante do ser humano com o produto. Afinal, ambos têm um ciclo de vida definido (crescimento, maturidade e declínio).

Em suas palavras, o ciclo de vida se adequou muito bem à temática espacial da IV Semana do Publicitário. O professor fez o seguinte percurso, apontando conceitos, associados à visibilidade social:

- “Foguete”: um indivíduo passa de despercebido a um ser importante no meio em que vive. Ele ascende em direção ao sucesso;

- “Meteoro”: a pessoa alcança grande visibilidade, e depois desaparece;

-“Satélite”: normalmente, é associado à atividade política. Por quatro anos, desaparece do mapa; mas, exatamente na era eleitoral, ela surge de repente;

- “Cometa”: a cada seis anos, aquele individuo aparece na órbita da terra.

Ainda houve tempo para Gargur direcionar os tripulantes à estratégia da auto-imagem. Entre os dez passos apresentados pelo membro do Núcleo de Marketing da Bahia, estão: definição de objetivos; adequação da apresentação pessoal; aperfeiçoamento na comunicação; aprofundamento no campo da especialização; ampliação do network; aproveitar de melhor forma os conhecimentos; estar atento às mudanças e circunstâncias; fazer as coisas com alegria; ter coragem de ousar.

Como disse o palestrante, oportunidade são raras e,quando dadas,temos que aproveitá-las da melhor maneira possível. Assim, tenho certeza de que todos aqueles que assistiram à palestra saíram nas alturas, rumo ao sucesso pessoal.

Na próxima edição da Semana do Publicitário, alcançaremos vôos mais altos. Até lá, tripulantes!

Jeferson Vieira

quinta-feira, 8 de maio de 2008

ESPAÇO PROMOCIONAL

A noite desta quarta-feira (07/05/2008) teve espaço para uma boa prosa. Sim, o destaque da programação de hoje, na IV Semana Publicitário, foi o Projeto Prosa IV. Após batermos um papo com um dos grandes nomes do rádio na Bahia, Jefrey Ataíde (Itaparica FM), e das primeiras palavras de Virgínia Paschoal (Idéia 3), foi a vez de Sílvia Russo (também da Idéia 3) integrar-se à roda.

A administradora de empresas parabenizou a Faculdade da Cidade pela realização da IV Semana do Publicitário e, depois, foi direto ao alvo. Sílvia deu destaque às ações de marketing promocional da agência Idéia 3. Defendendo a comunicação integrada, contou com a colaboração de Virgínia no decorrer da trajetória pró-ativação de marcas. Afinal, o trabalho em equipe é fundamental.

Credenciada por uma história profissional interplanetária, a convidada afirmou que a ação promocional deve “promover a vivência do público com o produto”. Foram apresentadas, ainda, ações realizadas para a construtora Of Gafisa (stands – Art Ville e Palm Ville), Claro (diversas operações) e Iguatemi (ações de endomarketing). Todas fazendo com que o cliente tivesse uma experiência de vida com o produto.

Por um instante, Sílvia fez as nossas mentes voltarem à realidade da Terra. Ela pontuou que, para ser um publicitário, deve-se ter um grande comprometimento com a profissão. Devemos colocar os pés no chão. Mas só depois da IV Semana, é claro (“é claro”! Isso pega mesmo.).

Mais uma vez, passamos por um mix de planetas e vivenciamos, ainda mais, o espaço publicitário. Parabéns a todos. A ação espacial foi um sucesso!

JOSÉ LINHARES E O PLANETA OUTDOOR

Ao decolar, na noite de 07/05/08, o comandante Linhares assumiu seu posto na direção da nave da IV Semana do Publicitário, na Faculdade da Cidade do Salvador. Com o tema “Projeto Cidade Limpa (SP) e a mídia exterior na Bahia”, o exibidor criticou e defendeu a utilização de tais mídias nos centros urbanos. O Projeto Cidade Limpa, implantado em São Paulo, praticamente, extinguiu a mídia exterior na cidade. Foi utilizado de forma tão errônea que acabou por retirar das ruas outdoors irregulares e regulares. Com isso, verificou-se, também, o aumento no nível de criminalidade na região metropolitana.“A criminalidade aumentou cerca de 30%, pois a cidade ficou mais escura depois da retirada dos outdoors”, afirma o comandante.

“O outdoor é o complemento da paisagem urbana”, esclarece Linhares. Tudo em excesso é ruim. Inclusive a retirada do mobiliário de propaganda das ruas. Este meio de comunicação era tão utilizado que servia, até mesmo, como ponto de referência na cidade. “Um outdoor, bem posicionado, ilustra, dá vida e cor para a cidade. Deve-se proibir apenas o que está irregular”, opina. O comandante Linhares também citou o fato de um dos aprovadores da proibição do uso dos outdoors, também, usá-lo. O mesmo – um parlamentar – fez uso das placas localizadas nas fronteiras da capital, provando, assim, que tal veículo é proveitoso.

O ex-presidente da Central do Outdoor-BA enfatizou: “Há mais de 10 anos, Salvador é considerada a cidade com melhor outdoor do Brasil”. Segundo Linhares, já fora constatado, em pesquisas de opinião, que 84% dos baianos é a favor desta mídia. O dirigente ainda conduziu a nave pela história do outdoor em Salvador. Mostrou seu diferencial das outras cidades. E quando já voltava à órbita terrestre, destacou: “Outdoor não é só comercial, mas também social”. Com essa citação, ele comemorou o sucesso obtido numa campanha realizada para as Obras Sociais de Irmã Dulce: em 15 dias, foram doados 600 olhos.

A IV Semana do Publicitário está passando num piscar de olhos. Hoje é o ultimo dia. Um mundo novo será apresentado, a partir das 19h. Logo depois, no encerramento,inicia-se o processo de aterrissagem: um set de Djs nos leva à música do ciberespaço.Hora de levitar.Não perca esta viagem! Bip-bip-bip!


IDÉIA 3: AGÊNCIA REGIONAL, IDÉIA GLOBAL

O terceiro dia da IV Semana do Publicitário, 07/05/2008, na Faculdade da Cidade, transitou por temas distintos, mas expressivos aos tripulantes do espaço. José Linhares (Alinhares/Central do outdoor) iniciou a trajetória, condenando o projeto “Cidade Limpa”, que baniu a mídia exterior da paisagem urbana de São Paulo. Em seguida, comandada pelo Projeto Prosa IV, teve início a missão mercadológica, com o tema “Merchandising no Audiovisual”. Entre os fenomenais palestrantes , estava Virgínia Paschoal, redatora da agência baiana Idéia 3. A criativa centrou foco no setor de marketing promocional.

O primeiro contato de Virgínia com o público foi feito via portfólio eletrônico. Entre as campanhas selecionadas, anunciantes como: Iguatemi; Café Maratá; O Boticário; Globo Nordeste; Obras Sociais Irmã Dulce; Faculdade da Cidade do Salvador, entre outros. Tudo serviu de senha para uma palestra sobre a estratégia de comunicação global da Idéia 3. A agência, atenta à evolução do mercado, tem como diferenciação competitiva a aposta na comunicação integrada,pautada em ações de cross-media.Segundo Paschoal, a missão é oferecer aos clientes desde a confecção da marca até a ação promocional.”O cliente quer cada vez mais resultado. O mix de comunicação é muito amplo. Não dá mais para pensar apenas em outdoor, rádio e demais meios convencionais”,ressalta.Ela comprova o profissionalismo da agência, quando afirma que, antes de qualquer ação, é feita uma pesquisa para se detectar as reais necessidades do consumidor.

A agência regional revela-se com potencial internacional. Assim, visualizamos, na órbita baiana, uma agência estruturada para receber contas de grandes clientes. Desta forma, quem sabe, chegaremos a Cannes. Viajar é possível, principalmente, com boas idéias. Até logo mais, no encerramento da IV Semana do Publicitário, 08/05/2008, a partir das 19h. Bip!Bip!Bip!

BIP, BIP! ATENÇÃO, HOUSTON! VIAGEM PROVEITOSA.BIP, BIP! ATENÇÃO, HOUSTON! VIAGEM PROVEITOSA.

Estamos no ápice da viagem pela IV Semana do Publicitário, na Faculdade da Cidade. A satisfação dos passageiros está explicita em nossas escutas: “essa nossa viagem tem me acrescentado muito e a cada dia me surpreende mais e mais...” comenta uma passageira, confirmando os burburinhos dos corredores da nave. Na pauta de hoje, 07/05/2008, a tripulação abriu espaço ao Projeto Prosa IV, uma missão muito bem comentada por comandantes e passageiros. ”O Propaganda em Salvador (PROSA) soma-se à tão esperada IV Semana do publicitário”,enfatiza uma passageira.

O comandante José Linhares (Alinhares/ Central do Outdoor) abriu o ciclo de palestras e o interessante estava por vir. Na hora da mudança de composição da mesa-redonda, ruídos foram ouvidos. O comandante Fernando Oliveira (Coordenador de Publicidade), rapidamente, solicitou ajuda para troca de microfones. Feito, o ruído continuava. A nova mesa já estava composta e um dos integrantes, o ator Ed Bala, associou aquele ruído (semelhante a uma rádio sem sintonia)
ao microfone sem fio. Após tamanha curiosidade, eis que a tripulação identifica a causa.Era um contato que nossa nave mantinha com Houston, para informar que a viagem estava indo “de vento em polpa”.Afinal, entravam na atmosfera: o radialista Jefrey Ataíde, as publicitárias Virgínia Paschoal e Sílvia Russo (Idéia 3), além de Ed Bala e Tiago Hoisel(Rede Bahia).


O locutor Jefrey Ataíde, criador de diversas pautas da programação da Itaparica FM, fez um breve panorama sobre propaganda de rádio. As profissionais da Idéia 3 esclareceram uma série de cases da agência, no campo do marketing promocional. Logo depois, os passageiros contaram com a performance do ator Ed Bala que, além de falar sobre alguns trabalhos (como apresentador de TV e garoto-propaganda), arriscou uma “palhinha” de sua nova empreitada, a carreira musical. Para fechar a noite, Tiago Hoisel lançou opiniões sobre o mercado de publicidade, infra-estrutura das emissoras locais de comunicação e expôs peças do seu portfólio em computação gráfica.

A aterrissagem é um dos momentos mais esperados da noite deste 08/05/2008, aas 19h, no Auditório da FCS. A tripulação se mobiliza para que seja triunfal o momento. O contato com a Terra tem sido provocativo aos que não embarcaram nessa viagem; já aos que embarcaram, nossas escutas registraram o que mais se solicitou à tripulação: que viagens como essas aconteçam com mais freqüência.

Roberto Leone Filho (Coluna Escuta)

O GAROTO-PROPAGANDA DA IV SEMANA DO PUBLICITÁRIO

O irreverente Ed Bala (Rede Bahia e muito mais), convidado da terceira noite da viagem pela órbita da publicidade, integrou a missão do Projeto Prosa IV (Propaganda em Salvador), um bate-papo com profissionais do mercado publicitário que, há dois anos, acontece na Faculdade da Cidade. Neste ano, a “prosa” entrou na rota da IV Semana do Publicitário. Ed fez sua apresentação aos tripulantes com um breve resumo de sua trajetória no campo da comunicação e das artes. Destaque total para essa estrela da TV baiana que, com uma prosa bem animada, cantou e interagiu com os estudantes num “merchan” de divulgação do seu novo cd. Detalhe: as letras das músicas mais parecem jingles. Assim, o carismático locutor encerrou sua passagem pelo espaço publicitário,sob aplausos.Sem dúvidas, virou o garoto-propaganda da noite.Bip!Bip!Bip!

José Neto

quarta-feira, 7 de maio de 2008

ESCUTA EM CASA

Desta vez, a viagem se manteve no espaço da base oficial: auditório da Faculdade da Cidade, no Ed. Nobre. Os elevadores da nave já anunciavam a partida de nossa tripulação e passageiros . Os comandantes, todos Diretores de Arte de grandes agências da Bahia, juntaram-se aos passageiros e tripulação de nossa agência espacial e ditaram as normas do segundo dia da IV Semana do Publicitário. A descontração foi marcante nesse momento da viagem. Os passageiros, por diversos momentos, divertiram-se com as palavras dos comandantes, com destaque para Samuka Marinho (desconstrutora.com), que expôs alguns de seus ótimos trabalhos, fixando os olhares à tela. Em meio a uma exposição e outra, o palestrante explicava a origem das peças, sempre observado pelo serviço de bordo, que não deixava faltar água no seu copo (aliás, nem no seu nem dos colegas que compunham a mesa: Neca Boullosa (Viamídia), Buba Spínola (Engenhonovo) e Hugo Mello (Rocha Market).

Voltando aos passageiros – extasiados –, estes foram, mais uma vez, “escutados” pelos receptores da nossa nave. Os seguintes comentários foram decodificados em nossos sistema: “Poxa... viajei nessa peça!”; “Adorei essa idéia, pô... os caras viajam muito”. Essas escutas foram “pegas no ar”. Hoje, tem mais: a esperada palestra do ilustre José Linhares sobre o “Projeto cidade Limpa(SP) e as atrações do Projeto Prosa III. Vamos ativar a nossa sonda.Aguarde mais bips!

Roberto Leone Filho (Coluna Escuta)

A 1000 KM/H...

Turbinas ligadas! Assim foi o sensacional bate-papo (não há como chamar de palestra) do inspirado Samuka Marinho (Dir. de Arte/ Desconstrutora). O improviso de suas palavras conquistou espaço na platéia e deu fantástica propulsão à nave publicitária no segundo dia da IV Semana do Publicitário da Faculdade da Cidade, 06/05/2008.
O criador da logomarca do Festival de Verão brilhou desde o princípio e chamou os demais criativos para a mesa de fogo, sendo prontamente atendido. Ainda no rastro da palestra de Neca Boullosa (Dir. Arte/ Viamídia), aproveitou as novidades apresentadas pelo colega e foi contundente ao afirmar que não valoriza a cópia. Para Samuka, a publicidade baiana deveria criar de verdade, evitando, então, as famosas “chupadas” de estilos e conceitos (principalmente, europeus).
Depois de inflamar seus novos fãs, Samuka ouviu Bubba (Dir. Arte/Rocha Market) concordar com suas idéias e pedir menos photoshop. Afinal, “as pessoas cansam de imagens falseadas”. “Se você quer uma imagem de flor, vá em busca de uma flor.”, completa. Sentindo-se à vontade (como todos ali), Fernando Oliveira (Coordenador do Curso de Publicidade) pergunta à mesa: “vocês defendem o retorno do ‘real’ à direção de arte”? Samuka responde, causando risos à platéia: “sim, mas não precisa tirar meu emprego.”
Embaraçado com a sua “pesca”, o Diretor de Arte da Desconstrutora, deixa claro que o conceito de que “idéia é o que vale” é o apocalipse do diretor de arte.Para o jovem publicitário de 29 anos, com atuação nas agências Almap/BBDO, JW Thompson e Africa, a Direção de Arte “é o direcionamento artístico da peça”. Com essa afirmação, ele deixou explícita a importância de cada um criar seu estilo. Em mais uma precisa observação, o profissional cita que Salvador é exportador de estrelas e questiona a causa de algumas ações só darem certo “lá fora”. Neca comenta que, dentre outros motivos, está a falta de visão para a comunicação de alguns clientes. “Não há departamento de marketing nas empresas locais; a negociação é direta com os donos das companhias”, revela.
O carisma de Samuka Marinho conquistou a platéia, que observava os impactos meteóricos que suas palavras causavam nos conceitos de cada um ali presente. Até a Diretora Acadêmica, Kátia Camillo, participou da motivadora conversa. Por fim, abrindo a caixa-preta, sempre será possível atestar que O Diretor de Arte fez a tripulação da nave publicitária viajar nas suas palavras. Bip!Bip!Bip!
Equipe Break SMS

VÔO 9:35

Já eram 9:35h, quando Bubba Melo iniciou sua viagem pelo mundo da comunicação. Antes dele, tiveram pauta teórico-prática: Neca Boullosa (Viamídia), Samuka Marinho (Desconstrutora) e Hugo Spínola (Engenhonovo). Ainda assim, Melo teve combustível necessário para mostrar sua identidade frente aos outros diretores de arte.

Bubba começou a pôr a mente da tripulação pra viajar. O publicitário expôs sua opinião de como tornar um simples diretor de arte num respeitado profissional.” O interessante nesta profissão é modificar a forma pela qual uma mensagem chega a seu público”, afirma. Nessa temática, ele apresentou uma campanha da Romelsa fora dos padrões, além de citar anúncios de concorrentes como Ricardo Eletro e Insinuante. “Sem exageros, simples e conceitual. Dessa forma, a propaganda se torna mais atrativa, foge à mesmice habitual do nosso mercado”, elogia.

Uma colocação já conhecida tomou conta do espaço: “publicitário não é artista. Temos que vender...”, ressalta Melo. Ele exemplificou esta afirmação, através de duas campanhas produzidas pela Rocha Market, agência em que trabalha. A primeira campanha foi a Liquida Salvador 2008; a segunda, a Liquida Netgate. Nas duas ações promocionais, o interesse principal era atrair o público à ação de compra. No caso da Liquida, houve sucesso absoluto com o resultado das vendas. Com a Netgate, não foi diferente. “As vendas aumentaram 40%%, quebrando as expectativas da própria empresa”, revelou.

O diretor de arte ainda teve tempo de transportar, para os tripulantes (cerca de 150 estudantes), novas perspectivas. Utilizou-se de uma expressão ainda não conhecida: “profissional criativoso”. Este profissional tem como característica criar campanhas para publicitários. Aquele tipo de anúncio que só publicitário entende. Cheia de mensagens subliminares, direção exagerada, e de difícil assimilação do público principal. Bubba Melo reitera o papel do verdadeiro diretor de arte: “... diretor de arte não é mouse. Tem que pensar antes de fazer um layout”. Assim, ele fechou a sua abordagem, provocando os futuros diretores de arte da órbita baiana. Afinal, a função dos comandantes do conhecimento é despertar nos iniciantes a vontade de vôos mais altos. Bip-Bip!
Equipe Break SMS

ESTAMOS NA DIREÇÃO CERTA!

Demos uma boa direção ao segundo dia de nossa viagem ao espaço publicitário. Aterrissamos no Planeta da Criação, e lá pudemos aprender mais sobre as tendências da Direção de Arte no mercado.

O espaço da noite foi o Auditório da Faculdade da Cidade. Os estudantes compareceram em massa. Capacidade lotada. Quem pilotou a nave, nessa noite, foram os profissionais baianos: Neca Boullosa (Viamídia), Samuka Marinho (Desconstrutora), Hugo Spínola (Engenhonovo) e Buba Mello (Roca Market).Todos diretores de arte. Os pilotos seguiram a trajetória das influências do setor de Criação. Revelaram vários pontos sobre a busca de referências para um anúncio. O realismo das imagens foi defendido por todos, num contraponto ao mundo 3D. Na verdade, fez-se um apelo à diferenciação, através do uso de estéticas da arte contemporânea – do mosaico ao graffiti.

Kátia Camilo (Diretora Acadêmica da Faculdade da Cidade) também compareceu à nossa cabine de vôo. Seu discurso deu brilho estelar à IV Semana do Publicitário. A professora fez referências à publicidade, destacando a relação Cliente/Agência no momento de criação da campanha. O diretor de arte Samuka Marinho fez elogios.”Parabéns!Isso é bom para a realização de bons trabalhos.E de resultados positivos”.

Hoje, à noite, 07/05/2008, passaremos pela Galáxia TV e Rádio, dando continuidade à viagem. Leve seu diário de bordo. Aguarde um novo contato. Bip-bip-bip!
Equipe Break SMS

terça-feira, 6 de maio de 2008

TUDO PRONTO. ATENÇÃO PARA A DECOLAGEM.

A base de lançamento ficou repleta de estudantes, professores e profissionais da publicidade baiana que assistiram à abertura da IV Semana de Publicidade e Propaganda da Faculdade da Cidade.
O espaço (Associação Comercial da Bahia), composto por elementos nostálgicos típicos de construções da época (Fundada em 15 de Julho de 1811), incluiu participações de ex-comandantes. Todos com suas presenças virtuais, através dos quadros seculares que a própria “pose” retratava nas pinturas das autoridade. Lá estavam: Senador Manoel Alves Branco, o ex-presidente da Província da Bahia, de 1853, João Maurício Wanderley, além do Conselheiro Pedro Luiz Pereira de Souza(1882). Um verdadeiro contraste com a evolução do data-show utilizado nas palestras.
Lógico que participar de um lançamento tão importante quanto à história do local escolhido e fora da base trivial - localizada na Praça da Inglaterra – deve ser muito interessante para os estudantes de diversos semestres presentes na cerimônia.
Depois de sondar através de escutas autorizadas, os tripulantes confirmaram que o evento veio para agregar valores às atividades acadêmicas. Segundo Tiago Soto, estudante de Publicidade (5° semestre), um dos passageiros da nave: “A Semana do Publicitário coloca o estudante em contato com o mercado”. Já a passageira Viviane Barbosa (3° semestre), além de endossar o que seu colega disse, completou afirmando que está sendo um evento com um diferencial muito interessante: só tem referências da publicidade em sua programação.
A todos que embarcaram uma ótima viagem ao universo da Publicidade, e até a noite.
Roberto Leone Filho (Coluna Escuta)

MORTE AO COMERCIAL DE 30’’...

Assim, Fernando Passos (Engenhonovo) começou a decolar na sua breve e inesquecível palestra. O renomado publicitário abordou a nova realidade da comunicação, onde a relação interpessoal surge como grande diferencial para produtos tão parecidos.

O comandante fez a tripulação viajar com enfáticas observações sobre a comunicação dirigida. Para o presidente da Engenhonovo, a tradicional segmentação de mercado está se tornando obsoleta. Fernando acredita que falar diretamente com você (que lê este texto), é a forma mais eficiente de estabelecer uma relação emocional. Este modo de comunicar foi colocado como a grande viagem que a publicidade deve fazer para satisfazer consumidores cada dia mais exigentes.

Pegando carona na palestra de Vera Rocha (Rocha Market), Fernando afirmou que não adianta mais estabelecer contato com o cliente e dizer: “compre meu produto”. “Afinal, o ato de comprar deve estar associado a uma experiência de vida”, esclarece.

Após lançar suas idéias sobre as tendências da publicidade, o palestrante deixou claro que as mídias e formas de comunicar estão mudando, mas existe algo que nunca pode mudar: o conceito. O comandante Passos define “conceito” como “a expressão concentrada do Marketing”. Esta idéia implícita, que serve como rota para o desenvolvimento de uma campanha bem sucedida, “não morre nunca”. Fernando Passos foi breve e preciso com as palavras. Decolagem em altitude e alta performance. Bip-bip-bip!
Equipe Break SMS

VERA ROCHA: CONCEITO ESPACIAL

Exatamente, às 19h e 47min, entra em órbita Vera Rocha, abrindo a IV Semana do Publicitário da Faculdade da Cidade do Salvador. Apesar de não ser professora, ela tem o dom da oratória. Com o tema “Publicidade baiana, Publicidade global – Tendências”, Vera discorreu de forma primorosa sobre a evolução da Publicidade. Com dinamismo, interatividade e, principalmente, bom-humor, a profissional utilizou seu espaço mesclando teoria com prática.

À platéia da Associação Comercial da Bahia, no Comércio, Vera apresentou conceitos sobre as 3 eras da Publicidade:

1ª – Era do Produto – caracterizada pela soberania dos produtos, apresentação das qualidades e funcionamento dos mesmos. Necessidade de criação de diferenciais para que os consumidores possam distinguir uns dos outros.

2ª – Era da Imagem – através de associações subjetivas, passa de promessas para criação de conceitos. Clássicos comerciais foram exibidos, como o humor utilizado pela Bom Bril, música portuguesa (fado) no VT da Varig, entre outros.

3ª – Era do Posicionamento – o consumidor não quer levar apenas um produto para casa, e sim um momento, uma sensação. Ex.: Shopping Barra com o conceito de felicidade. Um bip: quem atende o Shopping Barra é a Rocha Market, agência dirigida pela própria Vera.

A diretora fez a apresentação, também, da mudança existente no contexto da comunicação (descoberta de novas mídias):

– De TV, rádio, jornal, outdoor para internet, mídia exterior, mock-ups (reprodução ampliada do produto), elemídia, banheiros, celular (É o que a gente está fazendo com nosso mobile marketing, via agenda Break SMS) e GPS.

QUANDO A CRIAÇÃO LIGA PARA O MÍDIA E ELE ATENDE

Vera Rocha, que também é presidente da SINAPRO (Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia), mostra que, nos dias atuais, é muito importante a união que deve existir entre os setores de Criação e Mídia. Eles devem andar juntos, para verificar o tipo de mídia ideal para cada cliente, facilitando, assim, a estratégia de comunicação.

“A cada dia que passa, os consumidores são bombardeados por mais informações. Devido a isso, temos menos espaço na mente deles”, destaca Rocha. Isso motiva à execução de um trabalho bem feito, para valorizar esse pequeno espaço a ser conquistado.

Ao término da palestra, Vera dedicou aos presentes uma mensagem de Victor Hugo (escritor e poeta francês):

“O futuro tem muitos nomes:
Para os fracos, é o inatingível.
Para os temerosos, o desconhecido.
Mas para os valentes, é a oportunidade!”.

Não desperdice sua oportunidade. A IV Semana do Publicitário decolou ontem e vai sobrevoar a nossa atmosfera até o dia 08/05. A gente vai entrar em contato com você. Bip-bip-bip.
Equipe Break SMS

BIP!BIP!BIP!

Pedindo licença aos criadores da campanha do I Prêmio All Type de Redação Publicitária da Faculdade da Cidade, tomo a liberdade de retirar um dos títulos para iniciar este texto. Enfim, esta “boa idéia saiu do papel”! O Canal de Comunicação – Break SMS – deu uma pequena mostra do que viria a ser à Faculdade da Cidade e também aos alunos, no 2º semestre de 2007. Ao término do III Job de Redação Publicitária, tivemos o batismo da nossa ferramenta interativa – que até então era conhecida por “Agenda SMS” – o que fortaleceu ainda mais o desenvolvimento do canal. Neste mesmo evento, o mailing list cadastrado recebeu mensagens, em seus celulares, com notas breves e humoradas.

A resposta imediata pôde ser observada através do acesso ao blog do III Job e também através do envio de e-mails para o contato também do Job. Hoje, dia 05/05/2008, o Break SMS inicia, de fato, o seu papel. Hoje, tem início a Semana do Publicitário na Faculdade da Cidade, que vai se estender até o dia 08/05. O Break SMS fará a cobertura do evento – antes, durante e depois – encaminhando notinhas específicas para cada grupo diferenciado do seu mailing list. Cada notinha vai ter um aprofundamento no conteúdo, aqui, no blog. Assim, você vai poder ler e opinar sobre nossos torpedos.

A IV Semana do Publicitário, nesta edição, presta homenagem ao baiano Milton Santos, referência mundial no estudo do espaço geográfico e da globalização. Logo mais, às 18h30, no Salão Nobre da Associação Comercial da Bahia, no Comércio, entra em pauta: “Publicidade baiana, publicidade global”. Profissionais renomados no “espaço publicitário” participarão da conferência: Fernando Passos (Engenhonovo), Vera Rocha (Sinapro/Rocha Market) e muitos outros. Cuidado para não ficar voando...

De volta ao nosso espaço, seja muito bem-vindo. Aqui, sempre teremos informações para acrescentar. Entraremos em contato. Aguarde!
Equipe Break SMS